Como fazer o melhor café do mundo! (Especial Dia do Café)

Antes vamos saber um pouco mais sobre o nosso delicioso cafezinho!

O café é uma planta que teve sua origem da Etiópia, país do lado leste da África. O Café é bem antigo, acredita-se que seja conhecido a cerca de 1000 anos no Oriente Médio, mais precisamente na região de Kafa, daí, certamente veio o nome “Café”.

Passo a passo de como fazer um bom Café!

1- Use um pó de boa qualidade. Isso está relacionado a preço sim! Infelizmente, quanto mais barato o café maior a mistura feita ao pó. Hoje em dia se mistura quase de tudo ao pó do café como milho, trigo, cevada e coisas que nem sabemos! Então compre um bom pó! Eu gosto dos vendidos à vácuo pois preservam mais os nutrientes, aroma e sabor.

2- Use água filtrada ou água mineral. Não use água de torneira mesmo sabendo que irá ferver, a água de torneira é muito alcalina e cheia de pequenas partículas indesejadas, por isso usamos filtros!

3-Coloque água filtrada ou mineral para ferver porém retire do fogo um pequeno momento antes da fervura, naquela hora que está quase para ferver! O pó do café é muito sensível, qualquer coisa altera seu sabor. O uso de água fervente faz com que o pó queime! Muita gente toma café queimado e não sabe!

4-Use coador de papel de boa qualidade. Eu particularmente não gosto dos coadores de pano ou tecido e digo porquê, por mais que você os limpe e esterilize, sempre ficaram restos de pó nas fibras e o pó do café é alimento e por isso é perecível e pacível de proliferação de bactérias e microorganismos! O coador de papel é a forma mais higiênica de se coar seu cafezinho!

5-Bom aqui em casa somos fãs de café forte, por isso para 1 litro de água minha receita seria usar 3 colheres cheias de pó, mas isso vai do seu gosto. Minha mãe, por exemplo, prefere o que chamamos de café carioca, ele é mais fraquinho e vai bem com leite, neste caso para 1 litro eu usaria 2 colheres de pó!

6-Ao despejar a água quente, faça isso devagar e concentre derramar no centro! Nada de ficar derramando em círculos!!! Eu sei que é lindo, mas o certo é derramar no centro para forçar as partículas pesadas do pó se prenderem ao redor do cuador! Isso foi um grande barista de São Paulo que me ensinou!

7-Se você derramar a água quente até a superfície do cuador, você terá um café com sabor suave, mesmo se usar muito pó. Se você derramar água bem devagar de forma que a borra do café fique sempre pela metade do cuador você terá um sabor muito muito intenso! Experimente!

8-A Garrafa térmica é super importante! Ela precisa estar sempre higienizada! Isso quer dizer lavar com detergente neutro e passar água fervente. Nada de fazer café novo com o antigo lá dentro da garrafa!!! O café já pronto se deteriora rapidamente. Uma nutricionista amiga nossa me disse que em cerca de 2 a 3 horas esse café já não possuirá as mesmas qualidades nutricionais e o mesmo sabor!

9-Água com Gás! Sirva seu café acompanhado de água com gás! Ela serve para limpar as papilas gustativas, ou seja, o paladar para então receber o sabor do delicioso cafezinho! Tome um gole da água e depois se delicie com o café e porque não com uns biscoitinhos, bolinhos, etc...

Gente vamos aproveitar o Dia do Café! Junte seus amigos, visinhos e teste essas dicas!

Comentários

Unknown disse…
Muito Bom!! Acho que minha mãe vai ficar feliz com o café que eu vou fazer graças ao site
Acho que minha namorada também vai gostar! Obrigado.
Fernando Lelis